domingo, 17 de novembro de 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO APRESENTADO NA REUNIÃO DA LABRE, dia 24 de outubro de 2013

ANATEL – PROVAS: Temos mantido um excelente relacionamento com os representantes da ANATEL local.

Tivemos algumas dificuldades para realização de provas, inclusive com o cancelamento de provas marcadas para algumas cidades no interior do estado, sob a alegação de dificuldades de pessoal e financeira. Isso nos levou a propor a marcação de mais provas para na nossa capital e fomos atendidos.

No primeiro semestre foram realizadas provas em João Pessoa, Cajazeiras, Patos e Campina Grande, atendendo a demanda do pessoal inscrito. Recentemente, já no segundo semestre, realizamos provas em duas etapas, todas na capital, com um número de inscrições chegando a quarenta postulantes, em cada uma delas. Temos provas marcadas para o dia 27/11 e estamos  pleiteando a realização de mais uma prova para atender a demanda de “jeepeiros” interessados em regularizar suas estações móveis.

BIRÔ DE QSL: Em plena atividade e funcionando a contento, com os custos rateados entre os colegas que utilizam o serviço quando das remessas dos cartões QSL para o exterior e/ou nacional. Não temos notícias de insatisfação com a forma de administrar o nosso birô, ao contrário, colhemos alguns elogios relacionados a esse serviço.

ASSOCIADOS: Nosso quadro de associados conta com um total de 125 labreanos, distribuídos entre efetivos (56) e remidos (69). Assim sendo, por força de norma estatutária cabe-nos  direito a 9 votos. Estamos expandindo o nosso quadro de forma lenta, sem gerar expectativas quanto a possíveis serviços a serem colocados à disposição dos associados e pretendentes a integrar o nosso quadro.

PARTICIPAÇÃO EM CONTESTE: Temos incentivado a efetiva participação, de associados e da própria LABRE-PB, em contestes nacionais e/ou internacionais. Procuramos manter em condições de uso regular o nosso sistema de antenas e demais equipamentos que compõem a nossa estação. Estivemos presentes em quase todos os conteste realizados este ano.

Estivemos presentes no Conteste Copa da França CW, com a estação ZW7REF, alcançando o 1º Lugar como estação DX; no IARU Mix HF, como ZW2HQ, além da nossa estação, diversos colegas disponibilizaram suas estações para maior brilhantismo de nossa participação; no IOTA 2013 MIXED, levando nossa estação ao 35º lugar no mundo; no WAE CW 2013 e WAE SSB 2013; ainda na semana passada participamos do JAMBOREE 2013, com o indicativo PR7UEB e promovendo uma maior aproximação entre jovens escoteiros e o radioamadorismo. Por fim, tivemos uma participação brilhante em função dos resultados obtidos pela LABRE e seus associados no CVA 2013 CW e SSB.

ESTAÇÃO DE RÁDIO: Estamos em busca do DXCC para a nossa LABRE-PB. Já há algum tempo estávamos habilitados a requerer tal diploma. Ampliamos essa possibilidade com a caça de novas “figurinhas”.

Contamos com equipamentos modernos de HF e parque de antenas como o que de melhor no Brasil, temos procurado manter sempre em condições de uso. Encontramos dificuldades na formação de uma equipe de operadores focados em objetivos associativos, mas não cabe criticas individuais  a esse ou aquele colega. O momento Kairós chegará.

No que se refere a VHF, temos sob nossa responsabilidade duas estações repetidoras registra na ANATEL. Adquirimos equipamentos novos para uma delas e já estamos em faze de renovação da outra estação. Possivelmente, teremos um desses repetidores linkado com um repetidor já existente em Guarabira-PB, e o outro estará disponível para uso local.

Contamos com uma boa malha de repetidores, localizados em pontos estratégicos visando atender, sobretudo, ao transeunte que utiliza a malha viária que corta o estado de leste a oeste. A manutenção dessas estações tem sido realizadas por associações similares à nossa, mas dedicadas com mais ênfase as bandas de VHF.

PATRIMÔNIO: Nossa sede esta localizada em ponto privilegiado, próximo ao Horto Florestal (3ª maior floresta urbana do mundo com 500 Há). Em terreno amplo, conta com duas construções principais, uma tem servido de custeio para as nossas atividades e a outra uma construção mais recente e menor onde efetivamente funciona a nossa associação.

FINANÇAS: Temos apresentado regularmente a demonstração financeira ao conselho local, com receitas e despesas. Estamos em dia com todas as taxas, impostos e apresentação de declarações nas diversas instâncias de governo municipal, estadual e federal. Em relação à LABRE central não tem sido diferente, estamos com todas as nossas obrigações financeiras rigorosamente em dia.

EVENTOS FESTIVOS: Por iniciativa dos associados, temos dois encontros semanais, nas quartas-feira, onde nos reunimos para tomar um café comum, do mesmo tipo que se toma em nossas residências, oferecidos pelos que lá comparecem, temos registrado uma média de 20 associados nesses eventos. Aos sábados, temos mais uma manhã de congraçamento, onde registramos número expressivo de colegas em busca de aulas de telegrafia, conversar sobre assuntos diversos.
Como é de conhecimento de todos no dia 5 de novembro, comemoramos o DIA DO RADIOAMADOR. Pretendemos realizar um café da manhã para nos reunirmos em congraçamento, mas deixaremos as festividades para o dia 09, quando estaremos recebendo um grande número de colegas do norte e nordeste, e ai sim realizarmos um cerimônia digna da data.

Nenhum comentário: